Um náufrago que ri ©
Categoria: Literatura

Machado de Assis disse do seu personagem Quincas Borba: “É um daqueles náufragos da existência”. Não teria o direito de dizer de mim que sou um náufrago da existência, mas em alguma medida eu, naufrágil, me sinto à beira do naufrágio. E por razões bem prosaicas: pendências em série que me cercam por todos os lados. Ah! mas como sou hábil no ofício de escapar pelas frestas e frinchas, aparecendo na superfície dos dias sempre com a mais cândida das feições! Quem me olhe há de pensar que tenho a vida toda em ordem. Devo essa aparência às virtudes de camaleão às avessas: adapto as circunstâncias de modo a que não se altere a geografia da face – que mantenho sempre com um sorriso à espreita dos lábios. Não ponho de lado as vivas desimportâncias que regem nossas vidas, com a condição de que elas fiquem no lugar que lhes cabe – o da irrelevância. Quero acreditar que a desordem externa que me cerca tenha como contrapartida uma ordem interior. Vejo algum sentido nisso: minha mãe sente absoluta necessidade de ordem exterior, o que talvez seja indício de alguma desordem íntima e isso me preocupa. Essa ordem interior que sinto possuir devo-a toda à leitura. Ave, leitura, bendita sois vós!

© Nota de canapé: Mais recente livro do escritor e jornalista Rogério Menezes.


(2)


    Diogo
    5 de agosto de 2011

    Revelador o seu texto, que é sempre elegante! “Quem me olhe há de pensar que tenho a vida toda em ordem.” Não, não tem, mas tem um íntimo tão forte, tão ordenado e tão sábio que faz a desordem exterior ser muito pequena pra você.


    Tarlei
    5 de agosto de 2011

    Diogo,
    que comentário generoso! Muito obrigado! A humildade, no entanto, me obriga a recusar sua generosidade. Sinto em mim uma força, sim. Sabedoria? Só para admitir que nada sei. O que sei é que “viver é especializar-se no erro” (Maria Esther Maciel). Cumpro a sina.
    Abs,
    Tarlei






© 2017 - ArteVida – A vida sem a arte é insustentável – Blog do Tarlei Martins - todos os direitos reservados
Design: V1 Digital - desenvolvido em WordPress