
11
nov/14
Um sonho a mais ©
Inteira razão tem o Nelson Rodrigues: “O homem não nasceu para ser grande. O mínimo de grandeza já o desumaniza. (…) Na vida, o mais importante é o fracasso”. Isso para dizer que, sem me sentir um fracassado, carrego na bagagem alguns fracassos triunfais. Tudo é uma questão de ponto de vista. De um ponto de vista objetivo, não há que negar os fracassos. Do meu ponto de vista, e sem negar-lhes a evidência objetiva, vejo meus fracassos como parte das aventuras quixotescas que tanto gosto de protagonizar. Sou um sonhador. E “se você pode sonhar, você pode fazer” (Walt Disney). Quintana disse assim da mentira: “Mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer”. Eu digo assim do sonho: “Sonho é uma realidade que ainda não se lembrou de acontecer”. Meu mais recente fracasso, e não custa reiterar que se trata de fracasso apenas do ponto de vista objetivo, foi a aventura de publicar um livro. Quixote por natureza, não medi esforços para dar asas a esse sonho. Cuidei de tudo. Cerquei de caprichos o meu sonho. Mas era sonho fadado ao fracasso. Publiquei por uma editora pequena cujo maior empenho é viabilizar sonhos – e como sou grato por isso!! Sendo editora pequena, o esquema de distribuição é nenhum. Escolhi, de saída, o caminho da quase completa invisibilidade. Não vá o raro leitor concluir daí que, houvesse distribuição adequada, eu teria assegurado outro destino que não o da invisibilidade. Não é nada disso. Apenas haveria certeza de que o livro se deu a ver. Nenhuma queixa, no entanto. A experiência serviu para eu concluir: não se ingressa no sistema literário assim, de forma marginal, ao sabor dos lances da sorte. Não! Se se quer, de fato, conquistar um lugar nesse meio, o caminho tem de ser profissional. É o que vou tentar. Se eu não tentar, o não-ingresso já está garantido. A possibilidade de um “sim” virá – ou não – de eu tentar. De modo que o Quixote que há em mim agora cavalga mais esse sonho. E vamos combinar: um sonho a mais não faz mal.
© Nota de canapé: Telenovela de Daniel Más exibida em meados de 1985. Pelo que me lembro, a novela foi um retumbante fracasso.
(4)


- ▶2014 (111)
- ▶2013 (126)
- ▶2012 (131)
- ▶2011 (118)
- ▶2010 (15)


-
Alessandro Martins
Alexandre Pilati
André de Leones
Angela Delgado
Antônio Cícero
Bibliorodas
Cinthia Kriemler
Conceição Freitas
Docverdade
Eliane Brum
Escritablog
Fabrício Carpinejar
Fernanda Duarte
Geraldo Lima
Germina Literatura
Helcio Maia
José Castello
José Rezende Jr.
Luci Afonso
Maria José Silveira
Mariel Reis
Monica Pinheiro
Paulinho Assunção
Paulo Neves
Paulo Paniago
Rinaldo de Fernandes
Sérgio Rodrigues
Josiane Angieuski Vaz
11 de novembro de 2014A vida é feita de sonhos. Alguns conseguimos realizar, outros apenas alimentam nossa alma. Viva os sonhos, pois sem eles morreríamos.
Eliane
11 de novembro de 2014Tarlei, seu livro já é um sucesso só pelo fato de vc ter conseguido fazê-lo! Ele é lindo, é real. Sua cara! Bj
Tarlei
12 de novembro de 2014Concordo totalmente, Josi!! E se é pra sonhar, não custa sonhar grande.
Abs,
Tarlei
Tarlei
12 de novembro de 2014Obrigado, Eliane! Que seria de mim sem a adorável confraria de amigos que conspira a meu favor!
Bjs,
Tarlei