
19
jan/14
Em família ©
Penúltimo sábado foi mais um dia de estar em família e celebrar o encanto da “vida se vivendo em nós e ao redor de nós” – frase de Clarice que não me canso de repetir. A celebração da vez foi dupla: os 75 anos de uma tia e os 50 de uma filha da tia, ambas muito queridas. E quando eu disse que foi um dia de estar em família, é preciso pontuar que se trata da família que se espraia generosa para além do núcleo íntimo do meu convívio. Éramos umas sessenta pessoas, a maioria de irmãos, filhos, primos, sobrinhos e netos. E todos nós juntos cobríamos um arco de tempo de pelo menos três gerações. A festa começou bem cedo e só acabaria quando acabasse a animação. Vale dizer que nosso clã é dos mais animados e eu, em festa de família, costumo ser um dos mais animados. Não foi diferente dessa vez. Comi, bebi e dancei, entregando-me sem reservas aos prazeres que não demandam mais do que estar disponível para a alegria. Eu estava. E me esbaldei. Para uma festa acontecer, o ingrediente principal é a alegria – que esteve presente o tempo todo. Além da “pletora de alegria”, como diz Caetano numa canção, havia fartura de comida e bebida. E os parabéns, e o bolo, e o riso, e a dança, e essa magia que só o requinte da simplicidade e o luxo dos afetos conseguem instaurar. Decididamente não há nada melhor que “viver e não ter a vergonha de ser feliz” (Gonzaguinha). E felicidade, como disse a sábia Dona Canô, é pra quem tem coragem.
© Nota de canapé: Próxima telenovela das nove, de autoria de Manoel Carlos.
(4)


- ▶2014 (111)
- ▶2013 (126)
- ▶2012 (131)
- ▶2011 (118)
- ▶2010 (15)


-
Alessandro Martins
Alexandre Pilati
André de Leones
Angela Delgado
Antônio Cícero
Bibliorodas
Cinthia Kriemler
Conceição Freitas
Docverdade
Eliane Brum
Escritablog
Fabrício Carpinejar
Fernanda Duarte
Geraldo Lima
Germina Literatura
Helcio Maia
José Castello
José Rezende Jr.
Luci Afonso
Maria José Silveira
Mariel Reis
Monica Pinheiro
Paulinho Assunção
Paulo Neves
Paulo Paniago
Rinaldo de Fernandes
Sérgio Rodrigues
Luismar
21 de janeiro de 2014Lindo texto! Que bom que vc gostou! Foi mesmo muito bom e breve faremos mais.
Danielle
21 de janeiro de 2014Que lindo, Tarlei! Vc ganhou o troféu “O mais animado”, com toda certeza. Prazer estar na sua companhia e de todos que lá estiveram…Abraço
Tarlei
22 de janeiro de 2014Olá, Dani!
O prazer de estar em família me deixa quase sempre assim: muito animado. Aceito o troféu e o divido com todos que lá estiveram, todos também muito animados.
Obrigado pelo gentil comentário!
Abs,
Tarlei
Tarlei
22 de janeiro de 2014Oi, primo!
Linda é a vida que tá sempre nos oferecendo motivos para comemorar.
Breve teremos mais? Assim seja! E eu estarei presente.
Abs,
Tarlei