Simplesmente eu, Clarice Lispector ©
Categoria: Teatro

 

Clarice nasceu no dia dez de dezembro e morreu no dia nove. A simetria de datas sugere um círculo perfeito que se fecha no ponto exato. Vem-me à memória lembranças de uma exposição sobre Clarice que aconteceu no CCBB. Para mim, o melhor da exposição foi a oportunidade de assistir à integra de uma entrevista de Clarice para a TV Cultura. A entrevista foi gravada em 77, mesmo ano da morte de Clarice. A entrevista não é muito longa. Impressionam o cansaço e o desamparo que pareciam tomar conta de Clarice. Durante toda a entrevista não vi em Clarice o mais leve sinal de sorriso – só vi, repito, cansaço e desamparo. Algumas frases da entrevista: “O adulto é triste e solitário”. “Quando escrevo para adulto, escrevo para o mais secreto de mim mesma – aí é muito difícil”. “Tudo é tão incerto!” “Eu, quando não escrevo, tô morta. Por exemplo, eu tô morta agora”. De outra parte da exposição, colhi esta outra frase inquietante: “A vida serve é para se morrer dela”.

Para Clarice, sem o ato de escrever a vida ficava intolerável. Ela escrevia por espasmos de inspiração. Por isso, escrevia a qualquer hora e em qualquer lugar. O trabalho mais difícil e penoso era concatenar as inspirações. Quando se decidia a pôr um livro de pé, concatenando as inspirações, trabalhava diariamente. Clarice dizia que de um modo geral escrevia simples, muito simples. O que não impediu muitos de a considerarem hermética. Perguntada sobre isso, ela respondeu simplesmente: “Eu me compreendo”. Clarice, indo no mais fundo de si mesma, trouxe à tona os buracos que há na alma de todos nós. Não sou um grande leitor de Clarice, mas Clarice é uma grande leitora de todos nós. Ave, Clarice!

 

© Nota de canapé: Peça com a atriz Beth Goulart. O espetáculo estreou no CCBB de Brasília e segue em cartaz numa trajetória de grande sucesso, de crítica e de público.  

(0)


 




© 2017 - ArteVida – A vida sem a arte é insustentável – Blog do Tarlei Martins - todos os direitos reservados
Design: V1 Digital - desenvolvido em WordPress