
07
set/10
Felicidade clandestina ©
João, o Rosa, ”a mais silvestre Rosa do sertão”1, disse: “Felicidade, mesmo, só em raros momentos de distração.” Devo ser muito distraído porque sou muito feliz. Não sei bem por quê, só sei que sou — e muito. “A gente só sabe bem aquilo que não entende” – disse o mesmo Rosa. Não entendo a razão da minha felicidade, mas sei bem o quanto sou feliz – e isso me basta. É que a felicidade tem razões que a própria razão desconhece. Minha felicidade é feita de tão pequenas coisas, tão reduzida ao essencial, tão recolhida em si mesma, tão aquele camoniano “contentar-se de contente”, que é inevitável não me lembrar do lindo poema “O Haver”, de Vinícius de Morais, que tem versos lindos como estes, vindos de alguém que olha amorosamente para a vida vivida e vê o que fica, o que resta, depois de tudo: “Resta, acima de tudo, essa capacidade de ternura / Essa intimidade perfeita com o silêncio (..) / Resta (..) essa economia de gestos (..) / Resta esse coração queimando como um círio / Numa catedral em ruínas (..) / Resta essa vontade de chorar diante da beleza (..) / Resta esse sentimento de infância subitamente desentranhado / De pequenos absurdos, essa capacidade / De rir à toa, esse ridículo desejo de ser útil / E essa coragem para comprometer-se sem necessidade (..) / Resta essa faculdade incoercível de sonhar (..) / Resta esse diálogo cotidiano com a morte, essa curiosidade / Pelo momento a vir (..)”. Muito lindos, não?
1 No dizer do poeta Affonso Romano de Sant’anna em crônica magnífica dedicada a Guimarães Rosa. A crônica, que pode ser lida aqui, foi publicada originalmente no livro A raiz quadrada do absurdo e republicada na antologia Quartas Histórias, organizada por Rinaldo de Fernandes.
© Nota de canapé: Livro que reúne contos e crônicas de Clarice Lispector com forte cunho autobiográfico. A crônica que dá título ao livro é um exemplo tocante de relato do que hoje se vem chamando “autoficção” ou “escrita de si”.


- ▶2014 (111)
- ▶2013 (126)
- ▶2012 (131)
- ▶2011 (118)
- ▶2010 (15)


-
Alessandro Martins
Alexandre Pilati
André de Leones
Angela Delgado
Antônio Cícero
Bibliorodas
Cinthia Kriemler
Conceição Freitas
Docverdade
Eliane Brum
Escritablog
Fabrício Carpinejar
Fernanda Duarte
Geraldo Lima
Germina Literatura
Helcio Maia
José Castello
José Rezende Jr.
Luci Afonso
Maria José Silveira
Mariel Reis
Monica Pinheiro
Paulinho Assunção
Paulo Neves
Paulo Paniago
Rinaldo de Fernandes
Sérgio Rodrigues